Madalena é apaixonada pela vida, mas não percebe o quanto gosta de uma segunda-feira. É um dia como outro qualquer, tem 24 horas, mas carrega uma panóplia de desafios e sonhos por explorar. Nem os amigos compreendem tal fascínio, mas o dia que muitos pintam de cinzento, Madalena carrega-o de arco-íris.

No sábado, Madalena acorda e a primeira paragem que faz é a balança, que a espera tranquilamente no canto da sua casa de banho. Os números são simpáticos, mas afastam-se ligeiramente do valor pretendido. Eis que surge a primeira decisão: “Vou ter mais cuidado com a alimentação, vou fazer dieta. Mas hoje é sábado, é melhor aproveitar o fim-de-semana! Começo segunda para a minha semana começar bem.”

Depois de satisfeita com um bom pequeno-almoço, Madalena vai fazer as compras para preparar a sua nova rotina alimentar. Legumes e vegetais, carne e peixe, e o novo livro de receitas saudáveis que lhe capta a atenção. Madalena gosta de bolachas, gosta de snacks entre as grandes refeições e, por isso, procura a melhor “rua” do supermercado: “Bolachas e afins”. A escolha é difícil, mas a jovem está confiante, e pega SÓ  em produtos nutritivos, com poucas calorias e, talvez (rezando para que não), fracos de sabor.

Madalena vive no 2º andar de um prédio sem elevador, coisa que não a assusta. Mas, hoje, a rapariga não conta só com o seu próprio peso, leva também três sacos pesados. Naturalmente, e com algum esforço, chega a casa, pousa os sacos, e deita-se para recuperar o folgo. Está muito mais cansada do que era suposto estar. Sente-se fraca, sente-se frágil. Surge, assim, nova decisão: “tenho de começar a fazer exercício. Até parece mal cansar-me com tão pouco. Começo na segunda! Descanso no fim-de-semana para estar bem preparada na segunda.”

Hoje é segunda-feira, Madalena acorda e faz tudo aquilo que tinha prometido, faz tudo aquilo que queria fazer. Madalena sente-se feliz, pois cumpriu todas as suas promessas. Acaba o jantar e pensa: “Vou comer um gelado, eu mereço.” E, de repente, a promessa fica desfeita, pelo menos parte dela, mas Madalena contínua feliz. Hoje é quarta, ontem foi terça, e Madalena esqueceu-se que já tinha triunfado no inicio da semana. Semana atarefada, como sempre, e os dias passam até que chega sábado. Acorda, levanta-se, pesa-se e pensa: “Vou ter mais cuidado com a alimentação, vou fazer dieta. Mas hoje é sábado, é melhor aproveitar o fim-de-semana! Começo segunda para a minha semana começar bem.”

A Madalena não sou eu, mas às vezes sou. Serão poucas? Serão muitas? Se calhar, #somostodosmadalenas !